sexta-feira, 20 de julho de 2012

AVENIDA BRASIL É 100


Ontem tivemos o centésimo capítulo da trama que ocupa o horário nobre da televisão brasileira na Rede Globo, de João Emanuel Carneiro, Avenida Brasil.
O capítulo foi fantástico em todos os sentidos. Adriana Esteves com certeza ganhará muitos prêmios por sua atuação impecável. Todos os atores que participaram desse capítulo estavam impecáveis! Gostei de tudo o que teve na novela, exceto a recaída de Cadinho, que pra mim já deveria ter sido espancado por Alexia.
Mas falando sobre a novela como um todo, tenho algumas perguntas que ainda não foram respondidas. Avenida Brasil com certeza está tendo uma resposta e uma amplitude de público muito maior do que Fina Estampa, a trama que antecedeu Avenida Brasil. Isso é inegável. Como exemplo, tivemos uma homenagem ao capítulo 100 de Avenida Brasil no twitter, em que os tweeteiros congelaram suas fotos de perfil da mesma maneira que os capítulos acabam. Coloquei a foto de nossa diva Susana Vieira para exemplificar o que foi falado acima. Além da foto, na hora que começa a novela, a única coisa que é “tweetada” é a chamada “Oi Oi Oi!”. Quem tem twitter sabe do que estou falando.
 A trama no Rio de Janeiro já alcançou 51 pontos de audiência, mas em São Paulo ainda não passou dos 43 e é isso o que me deixa intrigado.
A partir daqui vão as perguntas:
Como é que Avenida Brasil, tendo menos pontos no IBOPE de São Paulo, tem uma amplitude por meio do público avassaladora, se comparada à trama anterior?
Podemos dizer que Avenida Brasil é um sucesso igual ou maior que Fina Estampa, mesmo não tendo os mesmo números de ibope da outra?
Será que a trama, apesar de ser sucesso, não alcança números altos em São Paulo por retratar a identidade do subúrbio carioca?
Os números do IBOPE mudaram no início da novela. Na época de Fina Estampa, em alguns sites víamos 58 mil aparelhos ligados, em outros 60 mil para cada ponto de audiência. Agora cada ponto equivale a 60,2 mil aparelhos ligados. Isso tem diferença nos números de audiência que a novela vem atingindo?
O que você espera dos próximos capítulos de Avenida Brasil?



COMENTE! DEBATA! TROQUEM IDEIAS! ESSE POST SÓ VAI PRA FRENTE SE VOCÊ DEBATER! COLOQUE SUA IMPRESSÃO, RESPONDA AS PERGUNTAS E TROQUE INFORMAÇÕES COM OS COLEGAS!

3 Comentários:

  1. Eu sou suspeito para falar porque eu sou fã da novela e do autor, mas reconheço que o capítulo 100 não foi tão impactante quanto eu e boa parte do público esperava. A maior parte do capítulo ficou em torno das tramas paralelas, isso eu não gostei, mas no final o autor mostrou porque o capítulo era tão importante para a história. As atuações de Avenida Brasil, bem como a direção e toda a equipe, sempre foram impecáveis. Acredito que o verdadeiro capítulo da virada, aquele que o público tanto espera, será o 101 (hoje), porque será o primeiro embate entre a heroína e a vilã.

    Vamos as perguntas:

    1 - Porque São Paulo não é Brasil, todo o resto do país acompanha a novela fervorosamente, além disso, quem tweeta são os jovens e São Paulo é povoado por mais adultos e idosos. Fina Estampa não fez tanto sucesso na internet e na mídia porque não tinha enredo, apenas personagens.

    2 - Não é porque eu sou fã de Avenida Brasil, mas acredito sim que ela está mexendo com o público bem mais do que Fina Estampa.

    3 - Não acho que seja esse o motivo, se não os nordestinos e os sulistas não assistiriam novelas porque a maioria delas se passam em São Paulo ou no Rio, mas na reta final da novela os números em São Paulo vão melhorar e muito.

    4 - É claro que tem. As novelas de antes davam 55, 60, 65 pontos, porque cada ponto valia menos de 50 mil tvs ligadas, agora vale 60,2 mil, isso muda tudo.

    5 - Acredito que a novela vai bombar nos próximos capítulos, do capítulo 101 até o 110 mais ou menos, o público vai perder o fôlego, bom, pelo menos eu vou hahahaha

    ResponderExcluir
  2. O publico da internet, a mídia, os tweeteiros e etc... assistem de fato a novela, ali em frente a tv, ou simplesmente assistem pela internet, leem noticias em sites de fofocas e dizem: Eu adoro AB.
    A novela é um sucesso na internet, mas e na rua, andando pela cidade ja vi CD das empreguetes e até pulseiras e anéis das empreguetes.Será que dona Maria, seu joão, o moça da padaria, o lavador de carro, o surfista, a moça do caixa, será que esses telespectadores, que não tem twitter nem Facebook assistem a novela? Será que eles que realmente importam assistem a tão comentada novela?.
    Repercusão na net é bobagem, mas será que na padaria, no bar, no supermercado, a novela faz tanto sucesso?, Não creio, Fina fazia muito mais, ou pelo menos o Crô e CIA.
    Mas o que vamos comentar dessa novela, a vingança da Nina, mas uma vingança que até agora não aconteceu(100 CAP e NADA), eu vejo muito se comentar as atuações da novela, que são perfeitas, pq texto também ela não tem, assim como Fina.
    Confesso que não ligo pra audiência, nem perco meu tempo, mas ja esta na hora de se rever essa medição, SP não pode servi de base para a analise, o gosto do povo brasileiro é muito relativo, sugiro uma medição em cada capital, ou por região, muito mais justo.
    AB é sucesso, mas na internet porque onde eu meço a popularidade da novela (aqui em casa) ela não chega a ser um fracasso, mas não é essa coca-cola toda não.
    Amei Susaníssima Vieira congelada,é DIVA.

    ResponderExcluir
  3. Reproduzo aqui a parte final do texto de Nilson Xavier - crítico da Uol, sobre AB.
    "O sucesso da novela de João Emanuel Carneiro não se restringe apenas à audiência passiva – a que simplesmente sintoniza na novela na hora em que ela está sendo transmitida. O acompanhamento pelas mídias sociais reflete uma repercussão positiva que Avenida Brasil alcança. Só que essa repercussão não é considerada na hora de medir audiência. E nem serve como ferramenta para uma amostra estatística. Mas é um termômetro, ou um parâmetro de popularidade de um extrato de audiência".

    ResponderExcluir