segunda-feira, 16 de julho de 2012

CULTURA x ENTRETENIMENTO

Vamos começando nossa semana com tudo! Entrar em cena já faz parte do nosso cotidiano e não vamos mudar isso. Portanto, lá vai o próximo debate.


Há tempos ouço a discussão sobre o que importa para uma novela no quesito sucesso. Sempre ouvimos sobre ibope, números, audiência, share, etc.
Em minha faculdade tive uma disciplina chamada Psicologia do Ajustamento e um dos textos estudados foi A Industria Cultural, escrito por T. W. Adorno e M. Horkheimer. Nesse texto estudamos que essa industria cultural não é feita mais para o lazer e reflexão, mas para formar a massa de manobra das autoridades. Músicas, shows, televisão, são feitos simplesmente num formato que agradem o público. Este o consome e quando sai algo novo, o velho é descartado. Eu, particularmente, não classifico as novelas, e a maior parte do que é oferecido na televisão, como cultura, mas entretenimento, pois também concordo que a cultura e toda a produção de arte deveria ser para a reflexão e crescimento das pessoas. Expressão pessoal e não de uma massa. Por outro lado, acho que é importante ter um momento em que não se pensa em nada, principalmente pelo fato de nossas vidas serem tão estressantes. Acho que precisamos ter um equilíbrio, pois não adianta nada uma vida sem cultura, ser levado pelo pensamento dos outros, das "cabeças pensantes". 
Cultura implica em conhecimento, crescimento. Entretenimento normalmente é para "passar o tempo" pura e simplesmente. Diversão é a sua palavra base.
Essas são as definições com as quais eu normalmente compactuo e apartir delas vou fazer as perguntas:
Você acha que a novela é cultura ou entretenimento?
Lauro César Muniz diz que a novela é a "arte do autor". Você concorda com essa afirmação? Por quê?
Por ser um programa dirigido ao Brasil inteiro, até que ponto é válida a cobrança por IBOPE?
A novela é um produto com uma receita e objetivo único de aglomerar pessoas para consumo desse produto?
LEMBRANDO: Vocês tem total liberdade de discordar de mim e nós vamos debatendo!

Comentem pessoal! Todos os comentários serão recebidos!! Vamos desenvolver esse debate!! Precisamos de vocês!!

2 Comentários:

  1. João, eu acho que a princípio novela é entretenimento, mas alguns autores transformam suas novelas em cultura, isto é, a novela deixa de ser entretenimento e passa a ser cultura quando o autor deixa de se preocupar com números e passa a se preocupar com a qualidade do seu trabalho. Novelas que para mim foram exemplos de cultura são aquelas que foram adaptadas da literatura, ou mesmo as novelas de época e as regionalistas, que acabam sendo meio didáticas. Eu prefiro a novela entretenimento do que a novela cultura, acho que novela tem que divertir e não ensinar nada.

    Respostas:

    1 - Entretenimento, mas pode ser cultura.
    2 - Sim. Por que a novela, apesar de ser uma obra coletiva e aberta, é também autoral. Como uma pintura para o pintor ou uma escultura para o escultor.
    3 - O IBOPE é o "termômetro" da receptividade do público à novela, mas não um "termômetro" da qualidade da novela.
    4 - A maioria sim, mas há exceções.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Existem diversos tipos de programas de TV. A novela é majoritariamente um exemplo de entretenimento, mas como disse Eduardo acima, também pode ser cultura. Quantas novelas, que além de ser ficção, contam histórias reais ou nos apresentam culturas distintas? JK não era novela - aliás, foi uma excelente minissérie - e retratava história, o que eriquece a cultura do povo.
    Abraços

    ResponderExcluir