terça-feira, 3 de julho de 2012

PILOTO: A MORTE DA MOCINHA

Socorro! Estou em apuros! Quem poderá me salvar?
É mais provável que você ouça um mocinho falando isso nas telenovelas atuais do que uma mocinha, afinal, as mocinhas saíram de cena para dar vez as heroínas. Nada de mulheres frágeis, românticas e inocentes, a bola da vez é a mulher independente, obstinada e, até, cruel. Essa mudança aconteceu porque o público também mudou. As mulheres, que ficavam em casa cuidando da família e dos afazeres domésticos, agora trabalham para garantir o sustento da família, isto é, se tornaram independentes. A rejeição do novo público às mocinhas tradicionais ficou evidente quando Helena, Diana e Marina, protagonistas de "Viver A Vida", "Passione" e "Insensato Coração", respectivamente, perderam suas torcidas para as vilãs. As novelas que estão no ar atualmente, "Amor Eterno Amor", "Cheias De Charme" e "Avenida Brasil", têm como protagonistas heroínas dos mais variados tipos, porém, todas tem como características a independência e a obstinação. A heroína mais atípica das três é a Rita/Nina de "Avenida Brasil", que faz coisas condenáveis para se vingar da vilã, Carminha.
O que podemos esperar das próximas heroínas que virão por aí?
Será que o público está cada vez mais próximo de torcer para as vilãs?
Que impacto a idolatria ao antagonismo pode causar na vida dos telespectadores?
As mocinhas tradicionais têm chances de voltar para as telenovelas no futuro?
Que características são fundamentais em uma heroína de telenovela?
Qual é a sua mocinha ou heroína preferida?
Responda essas perguntas! Comente sobre essa postagem! Dê a sua opinião sobre esse assunto! O blog Tô Na Cena agradece a sua participação!

13 Comentários:

  1. É verdade que o público não gosta mais das mocinhas que são vítimas de tudo e só sabem chorar quando algo dá errado em suas vidas, mas mocinhas são mocinhas e vilãs são vilãs.
    É verdade que João Emanuel Carneiro está numa linha muito tênue para a vilania de Nina e "vitimização" de Carminha, mas ele tem feito isso com maestria. Quando achamos que Nina é a vilã da estória vemos Carminha armando pra Rita e percebemos que não tem lobo em pele de cordeiro nessa novela. Carminha é a vilã.
    Respondendo as perguntas...
    1- Acho que podemos esperar o que se espera de uma heroina, peito pra enfrentar as adverdidades, bom caráter, coragem, determinação, perspicácia, bom coração, amar as pessoas, etc.
    2- Não acho que o público está próximo de torcer para as vilãs. As pessoas gostam dos vilões pois eles têm senso de humor, coisa que todos temos e falta nas mocinhas, os vilões acabam por ficar mais palpáveis a nós. A exemplo da minha resposta temos a novela "Cheias de Charme". Chayene é uma vilã engraçada e as pessoas gostam dela, mas nunca deixarão de torcer para que Penha vença essa batalha. Penha é uma heroína, portanto, do bem, mas é engraçada e isso nos faz amá-la mais do que qualquer coisa e torcer por ela, apesar de gostarmos de Chayene.
    3- O antagonismo é o protagonista da vida humana, acordar para vencer o leões daquele dia faz parte.
    4- Acho que as mocinhas tradicionais tem vez sim, mas como toda a novela, para ser sucesso deve ter uma estória boa, para exemplificar isso temos a Marcela de Ti Ti Ti. Ela era uma mocinha vítima, mas conquistou o Brasil. A novela Ti Ti Ti era ótima! As Helenas de Manoel Carlos sempre estarão em nossos corações e jamais serão esquecidas.
    Em Viver a Vida, Helena não era uma mocinha qualquer, era também batalhadora e até abortou para chegar onde chegou, o que não agradou foi a forma de contar a estória. Viver a Vida foi uma crônica da realidade e não um folhetim. O que quero dizer com isso é que mocinhas vítimas tem vez, basta uma boa sinopse e contação de estória.
    5- Acho que as caracteríticas que uma heroina de novela deve ter são as que se espera de toda a heroina e foram respondidas na questão 1.
    6- Minha mocinha heroina preferida é Helena de Viver a Vida. Sua maneira de nunca se esquivar, mas ser encantadora e humana, frágil, me faz amá-la cada dia mais.

    Gostei muito do blog! Voltarei aqui para comentar mais nos outros posts!!

    E os outros, o que acham??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a Marcela de "Ti Ti Ti" foi uma mocinha tradicional, mas conquistou o público por que vivia um triângulo amoroso com Ricardo e Edgar. Você tem razão, as mocinhas tradicionais são bem aceitas quando a história é bem contada. Obrigado por participar!

      Excluir
    2. ótima colocação, Parabéns

      Excluir
  2. Bom, fiquei até sem palavras, risos. O João disse tudo e, desde já endosso todas as palavras dele.

    É isso!

    Até o próximo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por opinar! De fato, o comentário do João Marcos ficou sensacional!

      Excluir
  3. Excelente, Eduuu... vou opinar: as mocinhas de antigamente, as traidicionais stão mesmo saindo das telenovelas, dando lugar às atuais. E claro, Nina/Rita é a prova de que uma heroína pode ser vingativa, cruel e maldosa. Respondendo às perguntas: Sim, acho que o público está prestes a torcer sim pelas vilãs... muitos torcerão por Chayene, Carminha e até torceram por T.Cristina. Logo a TV dará espaço às protagonistas-vilãs, como na minha web tem uma portaognista-vilã. Elas caem no gosto do povo! Respondendo de novo: SIM, acho que talvez um autor se aventure a fazer uma mocinha besta, bobinha e fraca no futuro, pq são clichês, e vira e mexe o pessoal opta pelo clichê. Adoro a Ana Francisca de Chocolate com Pimenta como mocinha... e a Dafne de Caras e Bocas. Continue assim, Eduardo, que o "Tô na Cena" bombará!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o público não queira uma anti-heroína, mas uma heroína destemida. Obrigado por participar!

      Excluir
    2. É... eu também não concordo muito, mas eu entendi o que vc quis dizer!
      Eu tb gosto muito da Aninha de Chocolate com Pimenta!

      Excluir
    3. Perfeita colocação!

      Excluir
  4. O que podemos esperar das próximas heroínas que virão por aí?
    Resposta: O negócio é que um autor se espelha no outro pra escrever suas sinopses. Exemplo: duvido muito que os autores de "Cheias de Charme" se arriscariam a escrever três personagens populares se Aguinaldo Silva não tivesse feito isso em "Fina Estampa". A novela fez sucesso com Griselda e por isso os outros descobriram que inovar dá audiência. E a podem ter certeza as próximas protagonistas serão heroínas sim, e, dependendo da história que elas tiverem inseridas farão muito sucesso.

    Será que o público está cada vez mais próximo de torcer para as vilãs?
    Resposta: Sim, o por quê? Bom, sem vilã não exite novela.Esse é o ponto principal de uma novela. O público atual não está torcendo pelas vilãs pelo fato delas serem más, mas sim pelo fato delas serem obstinadas, decididas em suas atitudes. O público que ver mulheres decididas, mulheres que façam acontecer. O que não foi o caso de Marina, nem Diana e nem Helena. Então o público continuará torcendo pelas vilãs por que descobriram que se a vilã não fizer nada a novela vira uma porcaria e acaba com o casal protagonista feliz pra sempre em duas semanas...

    Que impacto a idolatria ao antagonismo pode causar na vida dos telespectadores?
    Resposta: Isso varia de telespectador pra telespectador. A novela é ficção e muitas coisas que acontecem na ficção dificilmente acontecerá na vida real. Agora uma pessoa que se deixa levar por determinada personagem, provavelmente essa pessoa precisa de acompanhamento psicológico.

    As mocinhas tradicionais têm chances de voltar para as telenovelas no futuro?
    Resposta: As mocinhas tradicionais nunca saíram das novelas, elas só não estão mais inseridas nas tramas principais, mas continuam nas novelas. O caso de Cida, em "Cheias de Charme"... ela é uma mocinha nata.

    Que características são fundamentais em uma heroína de telenovela?
    Resposta: Obstinação. Bom caráter; boa índole; amar os seus incondicionalmente mas puni-los se necessário (o caso de Griselda e Antenor em "Fina Estampa"). E ter - por que não? - uma grande paixão.

    Qual é a sua mocinha ou heroína preferida?
    Resposta: mocinha... não tenho preferência por nenhuma. Agora heroína, com certeza a mãe de todas as heroínas: Griselda Pereira... o Pereirão.

    ResponderExcluir
  5. Será que o público está cada vez mais próximo de torcer para as vilãs?

    Não Acho! Depende da vilã.
    Que impacto a idolatria ao antagonismo pode causar na vida dos telespectadores?

    Ideias! hahah

    As mocinhas tradicionais têm chances de voltar para as telenovelas no futuro?

    Lógico, elas são a essência das Novelas

    Que características são fundamentais em uma heroína de telenovela?

    Garra, Fé e Perseverança

    Qual é a sua mocinha ou heroína preferida?

    Preta (Thais Araújo) de Da cor do PECADO (JEC)

    ResponderExcluir
  6. Acho que o público gosta do vilão pela liberdade que ele exerce, mas não sei se chega a torce!!! Bom, eu muitas vezes torço, afinal, sou da turminha do mau!!! kakakakaka

    Sempre avante, rumo a virada!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir