quinta-feira, 5 de julho de 2012

PILOTO: A CENSURA É UMA *****

O post a seguir não é recomendado para menores de 18 anos.
A classificação indicativa é uma forma de censura, que há anos empobrece a nossa teledramaturgia. A proibição da exibição de cenas e diálogos considerados impróprios em determinados horários, fez com que várias telenovelas, que tinham grandes chances de se tornarem sucessos de audiência, passassem despercebidas. É o caso de "A Vida Da Gente", que repercutiu bem na imprensa, mas não agradou o público pela falta de ousadia. É óbvio que existem crianças que não têm acesso à televisão por assinatura ou à internet e, por isso, são obrigadas a assistirem a televisão aberta, mas a solução mais apropriada, na minha opinião, seria criar um canal de televisão aberta exclusivamente para esse público. A liberdade em exibir cenas de sexo, por exemplo, nas novelas das seis ou das sete, aumentaria a audiência das mesmas, além disso, deixaria as tramas mais próximas da realidade, já que no nosso mundo ninguém transa vestido. As cenas de sexo não são as únicas que foram proibidas pela censura, as de violência, uso de drogas, racismo, entre outras, também foram censuradas. De volta a "A Vida Da Gente", imagine o quão interessante ficaria a história se os irmãos de criação, Ana e Rodrigo, tivessem relações sexuais, ainda que implícitas, ou se Rodrigo e Lúcio se agredissem fisicamente em nome do amor que sentiam por Ana. Diversas produções televisivas fracassaram pela falta de ousadia, ou melhor, pela falta de liberdade.
Você é a favor ou contra o fim da classificação indicativa? Por quê?
Quais novelas ou programas, na sua opinião, foram mais prejudicados pela censura?
O que mudou em relação à censura do século passado, que proibiu a exibição de "Roque Santeiro", e à atual censura?
Não deixe de participar! A sua opinião é muito importante para nós!

30 Comentários:

  1. Muito legal esse espaço. Sou contra a qualquer tipo de Censura, acho isso ridículo. Vocês já viram ou ouviram fala de um jogo chamado "GTA", aquilo sim deveria ser proibido, no entanto é possível encontrar em qualquer loja do gênero.

    Bruno Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive muitas crianças jogam "GTA" e outros jogos violentos e os pais delas não proíbem.

      Excluir
    2. Concordo com o Bruno! Esse jogo deveria ser proibido mesmo!

      Excluir
  2. Adoro esse tipo de tema! hahaha! Vamos lá...
    Eu também não gosto da sensura pela classificação indicativa em sua inteireza... Mas acho que em alguns casos é interessante.
    Não acho que a censura deveria parar de existir por conta das cenas de sexo e acho que se uma novela só consegue audiencia por conta das cenas de sexo, não merece estar no ar.
    E acho que uma cena de sexo não precisa de todos os seus detalhes para que todos a entendam, afinal, todos sabemos o que é e como é feito. A Vida da Gente, concordo que foi uma novela muito sóbria, para o meu gosto, mas acho que foi assim por escolha da autora. Não acompanho Amor Eterno Amor, mas os temas abordados são fortes. Rodrigo é vítima de maudades praticadas pela família e a personagem de Cassia Kis já matou.
    Agora, a classificação indicativa não deve, ou não deveria, subestimar o espectador, pois algumas coisas que a priori seriam imorais ou impróprias para determinadas idades não são. Vendo sob um outro ângulo, a classificação indicativa ajuda os pais a instruirem seus filhos para o que querem ou não que esses assistam... Respondendo as questões:
    1- Olha... Eu sinceramente não sei. Pra mim depende muito do caso. Mas acho que apesar da classificação indicativa, o autor deve tomar uma de duas iniciativas: Aproveitar ao máximo sua sinopse de acordo com aquela classificação, COrdel Encantado foi um fenômeno, mas foi novela das 18h cuja classificação normalmente é livre ou na faixa de 10 anos. Ou ainda, dependendo do tema, fazer uma trama para um horário mais tarde. Mas acho que se a briga pela censura é apenas pelas cenas de sexo, sou contra.
    2- Não acho que foram muito prejudicados. Concordo que a abordagem de alguns temas, a partir de agora, deve ser feita com mais cautela, mas para um bom apresentador ou autor, os temas são tratados da mesma maneira, é só mudar o método.
    3- A censura do passado queria privar as pessoas do conhecimento, a sensura atual quer simplesmente 'domar' as pessoas. O politicamente correto tem tomado proporções para os "sensores" que são ridículas. As pessoas fazem "xiliques" por questões ridículas, com a máscara de querer defender essas minorias, mas elas não precisam ser defendidas. Não são indefesas.
    Essa nova sensura quer ser a redentora dos "fracos" e "oprimidos", mas na verdade ela não é e todos sabemos disso. Basta alguém desbancá-los em seu próprio programa ou novela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que usar sexo e violência para aumentar a audiência é errado, mas de certa forma sexo e violência também entretêm os telespectadores. Acho que as novelas das onze fazem sucesso justamente pela ousadia e pela ausência do politicamente correto.

      Excluir
    2. Parabéns Adorei sua Colocação, concordo em alguns pontos

      Excluir
  3. Sou totalmente contra a classificação indicativa, porém discordo quando diz que cenas de sexo ou violência, se fariam necessárias para alavancar a audiência de novelas das 18h00 ou das 19h00. Hoje temos um exemplo nítido de que não é preciso se utilizar desses artifícios para fazer sucesso, que é Cheias de Charme, trama que não é apelativa em momento algum. Acho também que o público desse horário, não quer isso, normalmente preferem fábulas, tramas que despertem o sonho, isso vem dando muito retorno ultimamente. Agente não deve confundir liberdade com libertinagem. No mais, adorei o post, essa é ima discussão muito interessante, e que dá muito pano pra manga.

    Abraços!

    Até o próximo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo PLENAMENTE com tudo o que foi dito sobre liberdade e libertinagem e sobre as cenas de sexo ouviolência! Em gênero, número e grau!

      Excluir
    2. Pois é, acho que hoje em dia, as pessoas de modo geral, tendem a confundir essas duas.

      Excluir
    3. Bom, se baixaria, sexo e violência alavancam a audiência das novelas, isso significa que o público gosta de ver baixaria, sexo e violência na televisão.

      Excluir
  4. Tô na Cena bombando, parabéns Eduardo... E que venha muitos acessos!!!

    Sucessão!!

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente parabéns pelo Blog Eduardo! É desse tipo de jornalismo que precisamos atualmente em nossa imprensa(porque isso aqui que você promove nesse Blog é sim jornalismo e utilidade pública).
    Quanto as perguntas sobre a censura... bom:
    Infelizmente não tem como a gente ser a favor ou contra a classificação indicativa. O por quê? é horário! É uma tremenda falta de ética eu colocar uma cena como essas que estamos vendo em "Gabriela" no horário das seus ou sete, que é o horário em que o público infantil e teen mais assistem novela. Seria injusto com eles, pois obviamente a maioria dos pais iam provar seus filhos de ver tais cenas. Uma criança de seis ou sete anos, por exemplo, ela assiste Chayene e as Chumbreguetes e adora! E mesmo que a classificação indicativa da novela seja acima de 10 anos, essa criança assiste e não vê maldade em nada, por que ela ainda é uma criança, agora imaginem como ficaria essa criança, ao ver cenas de sexo como acontecem em "Gabriela"! É acelerar demais as coisas pras crianças, se isso acontecesse sem dúvida seria uma perda muito grande pra essas crianças pois elas iam perder a infância, perder a inocência que se tem. E se hoje em dia jovens de 12 anos engravidam, você pode ter certeza que o acesso a conteúdo impróprio pra esse pré-adolescente foi muito cedo. A televisão estimula as pessoas a praticarem o que ela vê! A televisão ostenta tudo isso! Por tanto, se queremos que o país cresça em todos os sentidos primeiro devemos pensar nos que farão esse país crescer amanha... e não entregar a ele de bandeja no início de sua juventude, uma coisa que amanha pode destruir a vida dele, que é um filho em hora imprópria!
    Agora a respeito sobre o que mudou em relação à censura do século passado e a atual? Bom isso é uma questão política também. Na verdade o que mudou foi que agora temos mais liberdade pra tratarmos de assuntos que envolvem política, ética, moral (como aconteceu recentemente em "Insensato Coração"). Se ainda existisse a ditadura podem ter certeza que "Insensato Coração" não passaria. então eu acho que a única coisa que mudou foi essa liberdade de tratarmos de temas polêmicos, fora isso as histórias de amor e de heroínas continuam maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que eu defendo a criação de um canal aberto exclusivo para o público infantil e adolescente. Novela deveria ser "coisa de adulto", independentemente do horário em que é exibida. As crianças estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo por conta do que eles vem em casa, com os próprios pais, ou por necessidade. Não acho que as novelas devem se adaptar ao público infantil, mas que o público infantil deve ser afastado das novelas. Cada um na sua!

      Excluir
  6. Você é a favor ou contra o fim da classificação indicativa? Por quê?
    Não! A classificação serve para direcionar o conteúdo para cada idade, imagine uma criança assistindo uma cena de sexo em uma novela! Sou contra, tem que ter sim lá "targinha".

    os resto das perguntas não tenho o que falaram, já falaram TUDO!

    ResponderExcluir
  7. Contra ao Fim! Tá que fique CLARO

    ResponderExcluir
  8. Novela é entretenimento. Novela é uma rede aberta ao público e não há o porque restringir apenas um canal pras crianças em tempos que os pais já falam de sexo com os filhos e não cairia bem essa coisa de: VAI PRO QUARTO, VAI BRINCAR QUE ISSO NÃO É PRA GENTE DA SUA IDADE. Eu creio que essa época já acabou e a tendência é as crianças tomarem conhecimento mais cedo sobre esses assuntos, não que seja bom, mais devido ao excesso de informação. É um assunto relativo devido á questão do principio familiar. Ainda que o público goste de um barraco, uma cena bem feita e uns beijos quentes, colocar gente nua, sexo explicito e violência é outra coisa e só vai causar problemas em cada lar de familia. O público foge daquilo que ultrapassa os limites pessoais de cada um e da moral familiar. Em outras palavras: Os horários estão sendo bem usados pra determinados temas, ainda que falte mais ousadia em novelas das seis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro que nos primeiros capítulos de Celebridade, teve uma cena de sexo com nudez parcial e em Páginas Da Vida também. Eu era criança, assisti as duas cenas e nada na minha vida mudou por conta disso. Acho que a moral da família deve ser preservada, mas a censura deve ser para todos, não só para a televisão. Devem censurar jogos, cinemas, brinquedos, até visitas ao zoológico porque os animais se acasalam lá.

      Excluir
    2. Parabéns Adorei

      Excluir
  9. Não. Isso já é exagero. Não falo por questões de maldade, falo por questões pessoais de cada um, assim como você viu essas cenas de Celebridade e Páginas da Vida e nada mudou em sua vida, muitos assistiram e ficaram vermelhos de vergonha ou depois dai os pais proibiram de ver a novela. É simples assim. O autor tem que pensar que tipo de influência ele está exercendo sobre cada lar. Eu acho isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o autor deveria ter liberdade para escrever cenas fortes, não só de sexo, mas diálogos fortes, questões como racismo e drogas, em qualquer horário, afinal, a obra é do autor ou do Ministério da Justiça?

      Excluir
  10. Bom, esse meu comentário é pra reforçar minha posição lá no TOP!!!

    kakakakakakakakaka

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  11. Leonardo: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ' :p

    ResponderExcluir
  12. Eduardo: Concordo que esses assuntos devem ser mais abordados de forma ousada e natural, que fique claro ao público, acho mesmo. É muito importante isso sabe Edu ? As cenas e os diálogos que nós vemos nas novelas devem ser avaliadas através da pergunta: QUAL É A INTENÇÃO DISSO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas cenas fortes nem sempre tem a intenção de aumentar a audiência, elas podem ser usadas para reforçar laços afetivos entre personagens, para aumentar a gravidade de um ato cometido por um personagem, enfim, elas intensificam a história.

      Excluir
  13. Isso é muito relativo, depende do que se entende por cenas fortes. Existem cenas fortíssimas que não envolvem nem sexo nem violência!!!!

    Vamos rumo a vitória!!! Risos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu não estou falando apenas das cenas de sexo, a classificação indicativa censura muito mais do que sexo nas novelas. "A Vida Da Gente" subiu para 10 anos na classificação porque foi considerada "angustiante". Se era angustiante, era porque a dona da história quis assim. Como eles podem dizer que o público para aquela novela é de 10 anos para cima, sendo que muitas crianças vivem uma angústia muito maior por conta do descaso do governo com o povo.

      Excluir
    2. Mas é isso que quero dizer, sou contra a classificação por conta disso, interferem na trama sem um motivo real, só reforcei que não acho que cenas de sexo e violência extrema, sejam adequadas para esses primeiros horários, isso é questão de bom senso!!!

      Vai virar, vai virar!!! kakakaka

      Abração!!!

      Excluir
  14. Concordo com tudo o que disse, Eduardo! A classificação torna algumas tramas que tem tudo para ser sucesso, em fracasso! Respondendo ás suas perguntas: Eu sou a favor do fim da classificação. Não só pelas cenas de sexo, não sou nenhum punheteiro... Mas sou a favor de ver a realidade nua e crua, que geralmente os nossos filmes brasileiros mostram, mas infelizmente são proibidos a menores de 16 e 18 anos. Uma novela que foi prejudicada não sei dizer, mas Amor e Revolução, se fosse uma novela exibida ás 18, 19 e 20h, seria muito prejudicada pela censura. A última eu não sei responder porque sequer vi uma cena de Roque Santeiro. No mais, ameiii o texto sábio... verdade, a Vida da gente seria uma beleza com cenas mais reais, mais ousadas. Parabéns, Edu!

    ResponderExcluir
  15. Lucas, interfere sim, mas da pra driblar isso com boas tramas, como Cheias de Charme, que tem humor, romance e um toque de drama!!!

    Virou, mas é bom aumentar a vantagem!!! kakaka

    ResponderExcluir
  16. Tem neguinho comentando só pra subir no ranking kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir