sexta-feira, 6 de julho de 2012

PILOTO: O PALHAÇO PERDEU A GRAÇA

Toda criança gargalha quando um colega cai no chão, ou quando seu pai finge que se machucou para fazê-la rir.
É esse tipo de humor que alguns programas humorísticos estão nos oferecendo atualmente. Se subestimar a inteligência do público fosse crime, programas como o "Pânico na Band" sairiam do ar. Imitações preconceituosas, provocações ofensivas, piadas que revoltam multidões, essa é a nova cara do humor na televisão. Não estou defendendo o politicamente correto ou a censura no humor, mas acredito que existem formas mais respeitosas de fazer rir. Os humoristas estão se tornando palhaços, tentando fazer graça com luvas que dão choque e flores que esguicham água, e os telespectadores estão aplaudindo.
O que é humor?
Proibir piadas ofensivas ou preconceituosas é o mesmo que censurar?
O que é válido e o que é inválido no humor?
Estão faltando programas humorísticos de qualidade na televisão brasileira?
Comente sobre essa postagem! Debata esse assunto com os outros leitores!

4 Comentários:

  1. Concordo, Eduardo! Piadas infames, preconceituosas, racisyas, imorais... o humor de hoje, apelativo, tá uma merda! E o "Pâncio na BAND" é a prova disso! Walcyr Carrasco, ofendido pela imitação torpe do último domingo, em que dois humoristas fingiam ser AguinaldoSilva e o outro Walcyr. ofendido, Walyr resolveu processar o programa, achei uma atitude no mínimo razoável e certa. Com as imitações feita no programa, Walcyr afirma ter sofrido piadinhas bestas na rua, constrangendo o autor. Humor pra mim é fazer rir, sem apelar, assim como algumas séries fazem, já outras usam bundas, pênis, peitos, e etc pra fazer rir. Proibir piadas ofensivas e infames talvez não seja censura, e um favor aos bocudos do humor, que se acham no direito de ofender, usando a desculpa de que tá fazendo humor! Olha, se está faltando algum programa de humor na TV, é óbvio! Gosto do Zorra Total, CHaves e algumas séries, acho que não apelam. Eduuu, adoreeei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia comentar, mas tudo o que eu ía dizer está aí! Concordo contigo em gênero, número e grau. Humor é uma coisa, insulto é outra totalmente diferente!
      Parabéns pelo comentário, gostei demais!

      Excluir
  2. Sinceramente eu acho que tudo tem um limite, programas como:Saturday Night Live e Panico da Band ou sei la de onde, passam do limite, são totalmente desnecessários, eu por exemplo sei em que canal passa,mas nessa hora nem me atrevo a olhar. Acho que ha formas de fazer humor sem apelar para o ridículo, me perdoem só fãs, mas esses programas só mostram coisas desinteressantes. Chico Anysio, fazia piada e não apelava, não ofendia ninguém, que eu saiba.
    Os humoristas e os jornalistas são interessantes, reparem, se vc fala mal de um medico, não ha problema, mas fale mal de um jornalista, ou retrate-o de uma forma não convencional, como fez o AS com a Marcela em FE que logo eles se manifestam, é só alguém dizer que vai processar um "humorista", que a raça toda se levanta em defesa, e a vitima deixa de ser vitima.
    Volto a afirma que tudo tem um limite, e não podemos permitir que essas pessoas façam o que querem, nos nao podemos admitir que eles nos retratem como nos retratam, não somos os novos Censores, detestamos e repudiamos a Censura,mas ha pessoas que exageram e devem pagar pelos seu atos, Walcyr esta processando o Penico da Band, e está certíssimo.


    Bruno Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar, Bruno! Concordo com a sua colocação. Só uma coisa, quando for comentar, em vez de anônimo, coloque Nome/URL, escreva seu nome e não coloque nada em URL, assim você pode aparecer no Top Tô Na Cena!

      Excluir