segunda-feira, 9 de julho de 2012

SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO?

Quando falei com Eduardo, o criador do Tô em Cena, a primeira coisa que me veio a mente para escrever foi esse tema. A priori pensei em dar o título a essa coluna de "É gay ou não é?!!". Uma coisa alarmante e chamativa, mas pensei com os meus botões e talvez até eu estivesse sendo saudosista e quem sabe até preconceituoso quanto ao que estarei aqui colocando. Acho que pela foto todos identificaram o teor dessa coluna: Roni, personagem de Avenida Brasil, é ou não é homossexual? Essa é uma discussão que constantemente vem sendo abordada por essas revistas de fofoca e sites que adoram criar intriga. E devemos lembrar que isso acontece com todos os autores e atores que têm um personagem gay nas mãos, seja escrevendo ou incorporando. Aconteceu com Crô e Aguinaldo Silva e vai acontecer com outros.
O que nos vem à mente é Orlandinho (Iran Malfitano) de A Favorita. Ele sim era assumidamente gay e se casou com a personagem de Debora Secco, para na reta final da novela, mais específica e abertamente no último capítulo, sentir algo por sua esposa e começar a amá-la de verdade. Na penúltima trama de João Emanuel Carneiro podemos dizer que um gay virou hetero. Não podemos dizer o mesmo sobre Roni, pois ele não assumiu uma posição sexual fixa. E aí vai a primeira pergunta: Pra você, Roni é ou não é gay?Outra coisa que sempre vem a tona quando falamos de personagens, ditos, gays é sobre o beijo gay. Acho que esse famigerado "beijo gay" trás mais problemas do que solução.
Agora que já coloquei as minhas opiniões, vamos a todas as perguntas que tenho a vocês:
Você acha que com Suelen, Roni vai definir sua sexualidade?
O que você acha do beijo gay na TV?
O que você acha do tratamento ao homossexualismo dado nas novelas?
Essa mídia que quer nos fazer engolir tudo, não só o beijo gay, está certa em fazer isso?
Por que tanta gente quer ver, ou diz que quer para parecer liberal e atual, dois homens se beijando?
O que você acha dessa tortura que os atores e autores sofrem quando interpretam ou escrevem personagens gays?
Qual o sentido dos diálogos ambíguos sobre a sexualidade de Roni em Avenida Brasil?
João Emanuel Carneiro disse " não sou obrigado a colocar um personagem gay em minhas novelas porque os outros autores fazem isso". Você concorda com essa afirmação? Por que?
E se Roni for mais um caso do "ex-gay" nas tramas de J.E.C, qual o problema? Ele é o autor, pode fazer o que quiser, não?
Para ver o que acontecerá com Roni, só resta esperar que Suelen dê um "trato" nele, como dizem os mais ortodoxos, o que eu espero que aconteça, pois acho que eles têm química, só resta o Roni perceber isso.

Comentem pessoal!! A participação de vocês é fundamental para o post!! Vamos conversando sobre o que foi colocado aqui!! Contamos com a participação de vocês!

16 Comentários:

  1. Eu achei excelente a coluna, João Marcos! Vamos lá, responder as perguntas... ou algumas, pq não acompanho muito "Avenida". Não sei se com Suélen, Roni vai assumir que é gay, aquela lá é doida, pode tudo. Bom, na madrugada das TV's tem cada coisa do tipo, tipo pornografia na BAND, por que não um beijo gay, que não te m nada de mal? Acho que mais cedo não daria pra ter uma cena do tipo, a Sra Rede Globo tem tanto medo que em Aquele Beijo, barrou o final da Ana Girafa, ao lado do homem dela, que nem sei nome. Concordo com o JEC, ele não é obrigado, mas põe se quiser. Um gay numa novela pode fazer emocionar, rir e outras coisas. Cada um coloca o que der na telha.

    Parabéns João marcos, não respondi todas por falta de conhecimento no assunto ou pq comecei ass9istir Avenida agora... volto mais tarde pra ler os novos post's. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. 1 - Para mim, Roni ainda não definiu a sua sexualidade.
    2 - Sim! Acho que durante o convívio dos dois como marido e mulher, o Roni vai acabar se envolvendo com a Suellen de verdade.
    3 - Acho desnecessário.
    4 - Acho que eles só aumentar o preconceito, criando homossexuais caricatos como o Crô de "Fina Estampa" e o Áureo de "Morde & Assopra".
    5 - Não está certa, pois as emissoras não mostraram o beijo gay ainda porque as pesquisas apontam que o público não quer ver isso na televisão.
    6 - Por que tudo que é considerado diferente e anormal, vira atração.
    7 - Depende da interpretação do ator e da história do personagem.
    8 - Acredito que o João Emanuel Carneiro quer mostrar as características de um gay enrustido, como eles se comportam, como falam, etc.
    9 - Sim. Nenhum autor é obrigado a nada.
    10 - Pode sim, não tem problema nenhum.

    Gostei muito do seu post! Este assunto vai gerar um debate muito interessante! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As suas respostas se contradizem, veja: "1 - Para mim, Roni ainda não definiu a sua sexualidade." e "8 - Acredito que o João Emanuel Carneiro quer mostrar as características de um GAY ENRUSTIDO, como eles se comportam, como falam, etc."; se ele é um "gay enrustido", então já definiu a sexualidade.

      Excluir
    2. Os diálogos ambíguos a que me refiro, e que acredito que o João Marcos se refere, são os dos outros personagens em relação ao Roni, e não os diálogos do Roni. Como o olheiro do time de futebol que disse que "ele não anda com mulher", essa é uma característica de um gay enrustido, mas não significa que o Roni seja gay por isso. Me desculpe se me expressei mal!

      Excluir
    3. Não andar com mulher (no sentido de não se relacionar sexualmente) é característica de gay assumido; os enrustidos andam, casam-se, procriam e... traem.
      Em opiniões não há desculpas.

      Excluir
    4. Sim, mas o olheiro do time de futebol DISSE QUE o Roni não anda com mulheres, isso não significa que ele realmente não anda, além disso, os homens que sofrem de timidez ou os "nerds" não "andam com mulheres" e não são gays.

      Excluir
    5. Quem disse que gay enrustido casa, trai e etc? Isso pra mim tem outro nome e heteros tb fazem isso. Gay enrustido pode fazer isso, mas gay enrustido é aquele que nao quer ou consegue se assumir... Se ele se casa ou nao com mulher é um adendo... Sim, os diálogos a que me refiro sao os dos personagens quando falam de Roni. Que bom que vcs gostaram! O intuito aqui é criar o debate mesmo, opiniões diferente e etc. Vamos juntos!!

      Excluir
  3. Eu adoraria poder expressar minha opinião sobre o tema, mas seria totalmente desnecessário, já que todas as perguntas feitas foram antecipadamente respondidas pelo autor; senão façamos o exercício de uma breve "análise do discurso":
    Pergunta o autor:
    1 - "Pra você, Roni é ou não é gay?", ora a própria escolha do título "Be or not to be" já a responde. A ideia de ser ou não, parece indicar uma escolha, algo como ser ou não estudante, ser ou não trabalhador, ser ou não honesto, ser ou não negro (absurdo essa última, não?)... Pois bem, ninguém pode ser ou não gay; ou se é ou não se é gay e ponto. Assim se explica essa outra parte "...podemos dizer que um gay virou hetero", quem se lembra do final, há de se lembrar que, embora, tenha terminado com a Sol ele não virou bem... hétero.
    2 - "O que você acha do beijo gay na TV?", ora, por que pergunta se ele mesmo responde? "Acho que esse famigerado "beijo gay" trás mais problemas do que solução."; vale aqui explicar que famigerado é BEM diferente de famoso, famigerado é aquilo que tem má fama... "Famigerado" é então a expressa posição do autor de um texto nada imparcial;
    3 - "O que você acha do tratamento ao homossexualismo dado nas novelas?"... "Não se responde uma pergunta com outra pergunta", diz o Chaves. Mas o autor faz isso na pergunta seguinte: "Essa mídia que quer nos fazer engolir tudo, não só o beijo gay, está certa em fazer isso?". "...nos fazer engolir tudo..." é a forma de dizer que é a mídia que quer nos fazer engolir o homossexualismo nas novelas com seu beijo gay... Sabemos de beijos gays em muitos lugares "piores" do que a novela das oito, inclusive em sacristias e saletas de pastores... Então, não é a mídia que quer o beijo gay, ele já existe. No máximo, a "mídia" (expressão clichê, mas não é minha) pode querer tirar o beijo gay dos porões empoeirados que a religião do Estado laico quer colocá-lo.
    4 - "O que você acha dessa tortura que os atores e autores sofrem quando interpretam ou escrevem personagens gays?" - Tortura? Essa palavra é escolha do autor do texto, nunca a ouvi antes. Pelo contrário, o Marcelo Serrado diz-se felicíssimo com o Crô e nunca vi ator reclamar do papel gay em novela. Dizer que alguém é torturado pelo simples fato de interpretar um gay é uma inferência do autor. Terá alguma base "a posteriori" (escolhi a expressão pela infeliz escolha de "a priori" pelo autor).
    Bom, não cabe aqui responder todas as inúmeras perguntas feitas no texto, mas vamos às duas últimas:
    "E se Roni for mais um caso do "ex-gay" nas tramas de J.E.C, qual o problema? Ele é o autor, pode fazer o que quiser, não?" - Aqui está claro a opinião do autor para que haja o tal "ex-gay", não há o que opinar. O texto, pelo espírito e pela letra, é claro e tem opinião formada. Só faltou um: "Jesus tudo pode" protestante ou um "Deus omnia potest" católico. Assim, "Roma locuta, causa finita est", em textos dogmáticos não há espaço para opinião. As perguntas são meramente retóricas. Aliás, técnica muito usado por ninguém menos que o apóstolo do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção do blog é justamente criar um debate, A PARTIR DA OPINIÃO DO AUTOR. Nós damos a NOSSA OPINIÃO sobre determinado assunto, e os leitores concordam ou discordam de nós. Você tem o direito de discordar do autor e gerar uma discussão, mas não pode julgar a opinião dele, afinal, cada um tem uma opinião diferente sobre a homossexualidade nas telenovelas!

      Excluir
    2. Julgar? Não julguei o autor, não disse que o texto é bem ou mal escrito; que o autor é inteligente ou não, se ele está ou não certo... Em nenhum momento o texto foi julgado, apenas disse que o texto é dogmático, tem posição definida e nisso você concordou, afinal: "A intenção do blog é justamente criar um debate, A PARTIR DA OPINIÃO DO AUTOR", então, mesmo não tendo lido a "intenção do blog" em algum texto do lado, consegui reproduzir o que ele pretende.

      Excluir
    3. Isso! Eu quis dar a minha opinião, a partir dela vc pode concordar ou discordar livremente. As perguntas que fiz foram respondidas por mim, mas nao quer dizer que vc nao possa fazer o mesmo. Eu tenho a minha opinião e vc tem a sua, coloque as suas opiniões, e vamos debate-las!!
      Nao julguei o homossexualismo ou o beijo gay, mas o tratamento que é dado a esse assunto. E o "famigerado" foi colocado Pq eu nao entendo como se sendo tão normal, os autores e atores sao massacrados pela mídia para dizer o que eles querem "sim, vou dar o beijo gay" ou "sim, vou escrever o beijo gay". Se nao o fizerem serão taxados de "homofobicos" como já vi o próprio jec ser chamado de tal pelo caso do Orlandinho.
      Vamos continuar a discussão!!

      Excluir
    4. Eu quero mais e que todas as novelas abordem o tema homosexualismo Do geito que abordarem o assunto pra mim estara otimo! falem mal, mas falem!Parabens para os idealizadores desse eu" to na cena"!

      Excluir
  4. Bom, de qualquer forma vc foi infeliz na expressão: "dessa tortura que os atores e autores sofrem quando interpretam ou escrevem personagens gays?" Sobre o que vc se pautou para afirmar que eles são torturados? Se vc diz que a imprensa é sensacionalista por abordar o assunto, não está vc fazendo o mesmo ao tratá-lo de forma tão parcial e, ainda por cima, com essa inferência tão sem base nenhuma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta bom, essa é a sua opinião e eu respeito. Mas entao responda as perguntas pra dar continuidade ao debate proposto! Conto com a sua participação!

      Excluir
  5. Antes de escrever meu comentário eu quero primeiramente parabenizar João Marcos querido, colaborador sênior de "Ser Feliz". Fico muito feliz que o meu braço direito na novela esteja fazendo sucesso também em outras formas de comunicação. João você está de parabéns pela coluna!

    Agora vamos ao meu comentário...
    Bom, o caso de Roni eu acho sim que acontecerá o mesmo que aconteceu com o Orlandinho em "A Favorita". Mesmo Roni não sendo assumido homossexualmente como era o caso de Orlandinho, mas todos tem alguma noção de que a personagem assumiria em breve. Agora, como Suelen entrou eu sua vida acredito que ela se prenderá a ele e ele também vai descobrir-se apaixonado pela piriguete e quem sabe não mudará a personagem polêmica.

    Não vou responder todas as perguntas mas uma delas me deixou encafufado e essa terei de opinar:

    O que você acha do beijo gay na TV?
    Resposta: Mesmo já tendo acontecido esse tal "beijo gay" em "Amor e Revolução" no sbt - só que neste caso era entre duas mulheres - o povo ainda não sossegou e quer por que quer ver dois homens se beijando! Mas vem cá, esse beijo gay entre homens já aconteceu há muito tempo! Hoje em dia é comum vermos beijo entre homens em filmes, seriados, programas de humor (ou que ao menos tentam ser)... em fim, o tal beijo homossexual ainda não aconteceu nas telenovelas - e pra mim não acontecerá tão cedo - pois contudo, os autores ainda tem um minimo de pudor e sabedoria, e sabem que um beijo não só ridicularizará a trama (pois se tornará motivo de chacota para os tais programas humorísticos acima já citados) e o máximo que um autor terá a mais será uma meia dúzia de notas de alguns colunistas que se colocaram a favor ou contra tal cena.
    Um beijo gay não torna a história mais interessante ou lhe renderá mais audiência. Pode ser que aconteça o contrário, pois alguns católicos e evangélicos mais rígidos, digamos assim, perderiam completamente o interesse por determinada trama apenas pelo fato de ter visto dois homens se beijando.
    Todos sabemos que um casal apaixonado se beija, e se for o caso de duas personagens homossexuais, eles vão se beijar sim, mas só no pensamento do autor e dos telespectadores da trama que torcem para que tal beijo aconteça.

    Bom. por hoje é só. Eu continua aqui na minha velha e querida cadeira, a digitar feito uma cacatua louca, e escrevendo cenas maravilhosas e importantíssimas de "Ser Feliz".
    Parabéns mais uma vez João.
    Edu, parabéns também querido.
    E muito sucesso ao "Tô na cena"...
    Muito sucesso a todos nós...

    Merci.

    ResponderExcluir
  6. Você acha que com Suelen, Roni vai definir sua sexualidade? -
    Não, a sexualidade não é definida por outra pessoa, é nossa, inata, pessoal...

    O que você acha do beijo gay na TV?
    R: Importantíssimo. A TV já é um instrumento por demais alienante; está na hora de andar um pouco e mostrar o que está aí. Toda emissora é concessão pública e como tal deve ter um mínimo de responsabilidade social.

    O que você acha do tratamento ao homossexualismo dado nas novelas?
    Acho que a homossexualidade vem ganhando espaço na TV. Mas não por méritos dos autores e, sim, por estar presente em todos os ambientes. Só algo muito consolidado aparece na TV. Por isso, a demora em retratar evangélicos, pois apesar de numerosos são muito pouco significantes culturalmente.

    Essa mídia que quer nos fazer engolir tudo, não só o beijo gay, está certa em fazer isso?
    Grande parte da mídia é de emissoras católicas e evangélicas, e as laicas costumam vender horas e horas de seus espaços para pastores, então a mídia, em geral, não se posiciona a favor do beijo gay.
    Por que tanta gente quer ver, ou diz que quer para parecer liberal e atual, dois homens se beijando?
    Não sei, por que será que tanta gente quer ver um homem e uma mulher se beijando. Será porque em ambos os casos há amor? Creio que sim.

    O que você acha dessa tortura que os atores e autores sofrem quando interpretam ou escrevem personagens gays?
    Concordo com o rapaz acima, não existe tortura. Pelo contrário, vejo que todos os que interpretam esses personagens adoram. Lembro do Áureo de Morde Assopra, o ator disse que se divertia muito o mesmo sobre o Crô.

    Qual o sentido dos diálogos ambíguos sobre a sexualidade de Roni em Avenida Brasil?
    É sabido desde Torre de Babel, que o homossexual afeminado é muito bem aceito, enquanto que o homossexual que se assemelha ao hétero causa desconforto entre o público. O público gosta que o homossexual seja um infeliz que sofra com sua orientação... No caso a ambiguidade é a única forma de manter a personagem. O casamento dele é para a aceitação do público de casa que não difere do público da novela.

    João Emanuel Carneiro disse " não sou obrigado a colocar um personagem gay em minhas novelas porque os outros autores fazem isso". Você concorda com essa afirmação? Por que?
    R:Concordo. Mas porque ele os coloca. E se o Roni não for, porque fazer crer que ele é...

    E se Roni for mais um caso do "ex-gay" nas tramas de J.E.C, qual o problema? Ele é o autor, pode fazer o que quiser, não?
    Não, ele tem um compromisso social. TV não é livro, tem de ter responsabilidade. Em tempos em que deputados evangélicos querem aprovar um tratamento para cura da homossexualidade, o autor estará fazendo um desserviço fazendo isso. Coisa que nem ele mesmo acredita, afinal todos sabem da orientação do JEC.

    ResponderExcluir