segunda-feira, 23 de julho de 2012

UM CARRASCO NO HORÁRIO NOBRE


Por Leonardo Cacau


Olá queridos leitores, vocês devem estar estranhado essa coluna, devem estar se fazendo a mesma pergunta: cadê João? Bom, excepcionalmente hoje, eu estou assinando uma coluna para o nosso “Tô na Cena” a pedido do próprio João, que precisou se ausentar desse espaço, mas calma que é por pouco tempo! Por isso e para não deixar vocês sem atualizações, ele pediu, para esse humilde escriba que vos fala fazer esse texto. Sem mais delongas, vamos ao que interessa!


Acredito que todos aqui, já estão cientes que o seleto grupo de autores das novelas das 21h00 da TV Globo, acaba de ganhar um novo integrante, a sétima “ararinha azul”  que é nada mais nada menos que Walcyr Carrasco.
Essa decisão tem dividido opiniões, muitos são a favor e outros terminantemente contra. O fato é que Walcyr é autor de inúmeros sucessos da teledramaturgia brasileira, o que já poderia conferir a ele uma promoção direta ao grupinho de grandes autores, não fosse por um único questionamento: ele dará conta?
Esse é o medo de muitos, sustentado sob a alegação de que Walcyr sempre fez sucesso com tramas bem simplórias, repetidas, afrescalhadas, água com açúcar, enfim... Isso é bem verdade, já que o autor repete sempre sua fórmula de sucesso, deixando claras as semelhanças entre suas obras. O que mais se especula no momento, é se o autor conseguirá sair da zona de conforto, se reinventar e agradar a um público muito exigente e ávido por inovações. Por isso elenco agora três questões para serem debatidas:
O que vocês acham da escolha de Walcyr para substituir Gloria Perez às 21h00, essa decisão foi desrespeitosa com outros concorrentes que pleiteavam a vaga a mais tempo, como Benedito Ruy Barbosa e Manoel Carlos?
Walcyr conseguirá sair da sua zona de conforto e “inovar” em sua estréia no horário nobre?
E por fim, o que vocês esperam dele nesse novo horário?

17 Comentários:

  1. Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar Leonardo Cacau pelo post que foi muito bem colocado, agora, vamos às minhas opiniões:
    Eu achei correto em colocar Walcyr Carrasco no grupo de "ararinhas azuis" logo após a Glória. Acho as tramas dela muito fortes (culturais demais, romances cabeludos), praticamente um choque para quem já está acostumado com Av. Brasil. Se Walcyr entrar, será um acerto, pois sua simplicidade vai dar uma "folga" para os telespectadores. Quanto à Benedito e Manoel, que esperem, pois novelas rurais depois de Glória também seriam um choque e Manoel... nem se fala, depois de Viver a Vida... não sei se é um bom acerto em largar mais um folhetim em suas mãos. Se Walcyr der um pouco mais de agilidade à suas tramas, acredito que elas irão deixar de ser aquele negócio monótono e massante como foi Morde e Assopra. Se ele agilizar mais a história, colocar um tema principal agradável (e sem dinossauros e robôs), ele sim, leva esta próxima trama com Maestria. Esta é a minha opinião.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Adorei,gostaria de debater esses e outros assuntos pessoalmente
    Ass:Liliana

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, quero parabenizar Leonardo Cacau, meus parabéns! Vamos lá:
    A escolha do Walcyr até agora foi vista (pra mim) com muito gosto, porém, ainda acho que talvez ele não conseguirá, não dará conta do recado. Suas histórias, como você mesmo citou, de romances, simplórias e afrescalhadas, sem dúvida não daria certo no horário nobre. Ele tem a missão de inovar, sair de sua zona de conforto, claro, e fazer com que o público que assistirá Salve Jorge assista sua novela, criando personagens que não sejam tão humorados... protagonistas sérios, assim como foi Griselda, assim como é Nina, vilãs macabras, não caricatas, assim como foi Tereza Cristina e é Carminha. Não achei desrespeitosa a escolha dele pro horário, talvez seja por seus inúmeros sucessos que ele foi promovido. Eu espero que seja inovador a vinda dele pro horário. Acho que meu comentário foi meio confuso, mas eu vou resumir: Walcyr vai consegui sair de sua zona de conforto sim, e parar de retalhar suas histórias, copiar uma aqui, outra ali e dar conta no recado. Parabéns pela coluna, até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Lucas, eu sinceramente tenho fé que ele saia da zona de conforto, e faça uma trama que seja capaz de prender o público, nessa faixa horária! Pra isso me baseio em Esperança e Chica da Silva, mas tb confesso, que apesar de acreditar numa reinvenção de seu estilo, fico um pouco receoso! Bom, só vendo pra saber, mesmo!

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Léo.Primeiro quero parabenizar você pelo excelente post. Bem resumido, imparcial e elegante, amei mesmo. Segundo quero dizer que o Lucas como ninguém pode avaliar essas questões, pois como fã, ele sabe dizer melhor que qualquer um. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK ' Bom, vamos responder as perguntas.
    Não acho que tenha sido uma atitude desrespeitosa com os outros, até porque já estava na hora do Walcyr ser promovido ao horário nobre.
    Mesmo que ele não consiga sair da zona de conforto, ele poderá escrever uma novela de grande de sucesso, que continue sendo divertida e simples. Ele é fera no que faz.
    Espero que ele se mantenha bom no que faz e cada vez mais criativo. Ele é um ótimo escritor e tem tudo pra fazer um grande sucesso. Ele merece. Joga duro Walcyr ! ♥

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Geovane!

    Rs... O Lucas realmente entende bem, do assunto: Walcyr Carrasco! Rs

    É isso mesmo, vamos na torcida: #JogaDuroWalcyr

    ResponderExcluir
  6. Bom respondendo a pergunta do escriba(ele se achou aqui meo Deus):
    Acho um desrespeito colocar o carrasco depois da Glorinha, um desrespeito com o Benedito e com o Maneco, acho sinceramente que o benedito e a suas filhas dariam conta do recado, com uma trama de no máximo 150 cap.Maneco merece outra chance, depois da mais ou menos Viver a Vida. Depois disso, o Walcyrzinho entrava onde ele merece estar(digo isto pq meu horário favorito esta muito bem, obrigado, "Guerra dos Sexos" e "Sangue Bom").

    Acho que Walcyr sabe onde esta se metendo, portanto ele se sairá muito bem, eu creio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que naquele momento baixou em mim um espirito convencido! Rsrsrsrsrs...

      Brincadeira!

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  7. Antes de tudo, parabéns pela coluna Léo, você foi breve mas conseguiu passar a ideia de uma forma grandiosa!

    Sou totalmente contra o Walcyr Carrasco escrever para às 21 horas e acho sim que foi uma decisão desrespeitosa com os outros autores que você citou, principalmente com o Maneco (que já está bem velho e pode partir a qualquer momento).

    Eu não acho que ele esteja em uma zona de conforto, esse é o estilo dele e ponto. O Walcyr é muito bom no que faz, mas ele faz comédia e o horários das 21 horas exige um drama mais pesado, um suspense, etc. Não sei se ele será capaz de inovar e admito que tenho medo da inovação que ele possa fazer, já que ele tentou inovar com "Morde & Assopra" e acabou criando uma trama fraca e cheia de fantasias desnecessárias.

    Eu espero do fundo do meu coração, e para o bem da emissora e dos telespectadores, que o Walcyr escreva uma nova diferente de tudo o que ele já fez, mantendo o pé na comédia, mas contendo todos os outros gêneros. Acredito que se a história principal for um drama como o da Dulce de "Morde & Assopra" ou o da Miriam de "Sete Pecados", a novela pode agradar.

    Enfim, não quero desmerecer o Walcyr nem irritar os fãs dele, mas não estou empolgado com essa novidade e não acredito que ele consiga se dar bem nesse horário, mas jeito é esperar. Espero que eu esteja enganado!!! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Eduardo! É, como vc disse o jeito é esperar, torço pra que o Walcyr nos surpreenda! Rs #JogaDuroWalcyr

      Valeu Edu!

      Excluir
  8. Leo, foi muito legal ler o seu post e parabéns, a linguagem é leve e muito gostosa!!

    Respondendo as perguntas:
    1- Como nós conversamos outro dia, acredito que pouco importa o autor, mas sua trama. Benedito teve sua trama recusada, portanto não passaria na televisão no lugar de Walcyr, de Maneco, ou de "sei lá quem". É sabido que ele está vendo sua trama, para deixá-la nos padrões que a emissora aceita. Quanto ao Maneco, amo as tramas dele demais e acho que as pessoas se esqueçeram dos inúmeros sucessos que ele fez, só por causa de Viver a Vida, que não caiu no gosto do público. Também não acho que tenha sido desrespeito com ele, pois eu fiquei sabendo que Maneco teria pedido mais tempo para a emissora, para escrever sua última Helena. Como as outras ararinhas, ou estão de férias ou trabalhando em outros projetos, nada mais justo que Walcyr no horário nobre!

    2- Como alguns disseram, não sei se ele deve sair da zona de conforto. ACho que um refresco para o horário, depois da vingança de Nina e do tráfico de pessoas de Salve Jorge não sairia mal. Nenhum pouco. Não quero comparar os autores, mas sim o período: Aguinaldo Silva refrescou o horário com glamour e comédia, mesmo que uma comédia inteligente e não desbragada. Walcyr poderia fazer o mesmo, apesar de que também gostaria de algo mais consistente como trama principal.

    3- Na minha opinião podemos esperar algo bem gostoso e sucesso. É impressionante como tudo o que Walcyr toca, faz sucesso. Seja com retalhos, no horário das 18h, 19h e 23h. Só falta sucesso às 21h. E que venha Walcyr!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, por esse lado, a escolha do Walcyr seria acertada, pq daria um refresco depois de duas tramas tão densas seguidas!

      Vamos aguardar o resultado!

      Obrigado pelo Comentário!

      Excluir
  9. Leo, eu sou apaixonado por títulos. a maioria das pessoas são muito fraca com eles, mas você, simplesmente, tombou.
    Bom vamos às perguntas:
    O que vocês acham da escolha de Walcyr para substituir Gloria Perez às 21h00, essa decisão foi desrespeitosa com outros concorrentes que pleiteavam a vaga a mais tempo, como Benedito Ruy Barbosa e Manoel Carlos?
    R:Eu adoro o Walcyr, e ele é bem camaleônico. Xica da Silva, mesmo, caberia no Horário Nobre (quando a Globo se aventurava a colocar novela de época nesse horário). Não acho desrespeitoso. TV é mercado e a emissora precisa de audiência, deve buscar aquele que crê se encaixar melhor.

    Walcyr conseguirá sair da sua zona de conforto e “inovar” em sua estréia no horário nobre?
    R: isso precisaremos ver. Mas mesmo autores consagrados às vezes caem no erro de se repetir. O fato é que o Walcyr já é um escritor popular. Certamente o mais popular fora do horário nobre. e mesmo não estando as nove, ele já deu audiência digna desse horário, como Alma Gêmea.

    E por fim, o que vocês esperam dele nesse novo horário?
    R: Espero muito. Acho que ele vai se reinventar sem perder o seu tom.

    ResponderExcluir
  10. Primeiro muito obrigado Rangel! É, tb me baseio nos trabalhos anteriores do Walcyr que se encaixariam nessa faixa, para acreditar que ela fará uma boa estréia, mas mesmo assim não contenho a ansiedade! rs

    ResponderExcluir